Diversas fotos que nos contam do Brasil do final do século XIX e início do século XX foram tiradas por Marc Ferrez. Filho de franceses e nascido em 1843 no Rio de Janeiro, atuou por mais de 50 anos e percorreu as regiões Nordeste, Norte e Sudeste como fotógrafo oficial da Comissão Geológica do Império do Brasil(1875-1878) e das regiões Sul e Sudeste, documentando as mudanças das cidades. Ficou conhecido por retratar as mudanças urbanísticas de algumas cidades, paisagens e tipos humanos e ser o pioneiro da fotografia em cores no Brasil (fonte: IMS).
(Foto: Instituto Moreira Sales)
Suas fotos nos contam sobre a modernização das cidades, lavadeiras nas beiras de rios, construção de ferrovias, comunidades indígenas. Uma viagem ao passado e que nos permite reconhecer mudanças e permanências onde vivemos.
Um exemplo é a foto abaixo. Consegue identificar em que local de São Paulo ela foi tirada?
A foto acima foi tirada na Praça Sé em 1880.
Uma forma de conhecer um pouco mais o trabalho deste fotógrafo e também conhecer um pouco mais as mudanças ocorridas em diversos lugares do Brasil, é visitar a exposição Marc Ferrez: território e imagem, no Instituto Moreira Sales em São Paulo.
Ali estão alguns dos seus instrumentos de trabalho:
Alguma de suas publicações:
E claro, muitas fotos e negativos originais, além e reproduções em tamanhos grandes e em vídeo:
(Rua 15 de Novembro)
Uma deliciosa viagem ao passado e que vale a visita! A exposição vai de 26 de março a 21 de julho de 2019, de terça adomingo, das 10 às 20hs (quinta até às 22hs), no Instituto Moreira Sales, na Avenida Paulista, 2424.
Comentários
Postar um comentário