https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/22/politica/1479840613_351185.html Entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, está o local perfeito para ser ocupado pelos recém chegados portugueses. Grupos indígenas já viviam no local e é bem ali, numa convidativa colina entre os dois rios, que eles fundam a pequena Vila de São Paulo de Piratinga. A localização geográfica não podia ser melhor. Além de fornecer água e alimento em abundância, os rios eram importantes via de conexão entre o litoral e o interior da cidade, permitindo o transporte e comércio de vários produtos que eram descarregados em um porto situado ali perto: a ladeira Porto Geral, próximo ao atual mosteiro São Bento https://journals.openedition.org/confins/10884?lang=pt Se no início, a presença dos rios era suficiente para garantir a demanda de seus moradores e a sobrevivência da Vila, tudo mudou a partir do século XVIII, com o grande crescimento populacional. Foi aí que teve inicio o abastecimento de águ...
![Cidadar](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikiL3dJlIegTx2_55QjAKPpsYlLeo4gCv4ddf93o8HuYHGMI5835qgqD4E-FMXSPAlwsz5dNqewo4mqSwx4coYAKVGEmpkwdLSaR7QxL3N4M8eGHiPDcK78X1FXRvrLn-4X_tpqjqLKSx-/s1600/cidadar.png)
Explorar, navegar, sentir, conhecer, descobrir, criar...muitos verbos e todos cabem dentro de um: CIDADAR! Cidadar por aí, em qualquer lugar. E CIDADAR em São Paulo é poder viajar pela nossa própria cidade e tornar visível aquilo que, com o tempo - ou a falta dele - deixamos de olhar, sentir, cheirar, ouvir. Cidadar é uma experiência multissensorial!